Batatas fritas são deliciosas e reconfortantes para muitos, mas o consumo frequente de alimentos fritos pode ter um impacto negativo na saúde mental. Um estudo realizado em Hangzhou, na China, descobriu que aqueles que comem frituras com frequência, especialmente batatas fritas, apresentam um risco 12% maior de ansiedade e 7% maior de depressão em comparação com aqueles que não consomem frituras.
Homens jovens e consumidores mais jovens são os mais afetados pela ligação entre o consumo de frituras e doenças mentais.
Embora os resultados deste estudo publicado na revista PNAS sejam preliminares, eles apontam para a importância de reduzir o consumo de frituras para melhorar a saúde mental.
No entanto, é importante lembrar que os resultados não fornecem evidências conclusivas de que as frituras causam problemas de saúde mental. É possível que pessoas com sintomas de depressão ou ansiedade recorram a alimentos fritos como uma forma de conforto, em vez de o consumo de frituras levar a problemas de saúde mental.
Independentemente disso, é importante manter uma alimentação saudável para cuidar do corpo e da mente. Fique atento à sua dieta e busque ajuda profissional se estiver lidando com problemas de saúde mental.